A ISO, International Organization for Standardization (Em português, organização internacional de padronização, certifica que a empresa está capacitada a realizar processos técnicos.
O CCT - Certificado de Capacitação Técnico operacional, é um documento que também vai certificar que a empresa está apta a desenvolver processos técnicos, porém para cada veículo a ser homologado é necessário realizar a emissão de um CCT.
Apesar dos dois terem a mesma finalidade a ISO, é um certificação mais abrangente, e passa a ser obrigatória para empresas que fabricam mais de 1.000 veículos/ano. Nos casos em que a fabricação não atinge esse número, o CCT, mesmo sendo emitido individualmente, é financeiramente mais vantajoso.
A ISO tem um custo alto de manutenção. Para mantê-lo é necessário que a empresa tenha a estrutura necessária, composta por um time com pelo menos dois funcionários preparados para fazer com que todos os processos funcionem corretamente. Uma certificadora mensal para garantir que a empresa está adequada aos padrões citados nas normas.
Também é preciso pagar as taxas para renovação da certificação, que deve ser renovado uma vez por ano, enquanto o CCT é renovado uma vez a cada dois anos. O custo total para manter a ISO gira em torno de 30 a 50 mil por ano, o equivalente a uma média de 24 a 50 renovações de CCT.
Ficou com alguma dúvida sobre emissão ou renovação de CCT para veículos? Temos um time de especialistas e parceiros que pode te ajudar nessa, Entre em contato e tire suas dúvidas!!
WhatsApp: 11 98072-1158/ 11 99475 – 6337.
telefone: 11 23736370. e-mail: contato@grupovipengenharia.com.br
Comments