Reboque são veículos individuais que não possuem tração independente e normalmente possuem dois ou mais eixos, é considerado reboque artesanal todo aquele que é produzido por pessoa física ou jurídica e que conste em documentos o primeiro proprietário e o fabricante sendo a mesma pessoa.
Para que alguém possa produzir um reboque e legalizar, vai ser importante seguir algumas especificações em relação aos equipamentos obrigatórios conforme determina a legislação, sendo esses equipamentos:
Para-choque traseiro.
Protetores das rodas traseiras.
Lanternas de posição traseiras, de cor vermelha.
Freios de estacionamento e de serviço, com comandos independentes, para veículos com capacidade superior a 750 kg e produzidos a partir de 1997.
Iluminação de placa traseira.
Lanternas indicadoras de direção traseiras, de cor âmbar ou vermelha.
Pneus que ofereçam condições mínimas de segurança.
Lanternas delimitadoras e lanternas laterais, quando suas dimensões assim o exigirem.
Além disso será necessário manter o veículo dentro da tabela do CTB que regulamenta as medidas máximas:
Largura máxima 2,6 m
Altura máxima 4,4m
Comprimento máximo entre o veículo trator e o reboque 19,8 m
Balanço traseiro máximo 3,5m
PTB de 3.500kg
Caso o PTB (peso bruto total) do veículo exceda 3.500 kg será necessário que o condutor possua habilitação categoria C que permite até 6.000 kg.
Os reboques e semirreboques tem como objetivo final auxiliar no transporte de carga. É importante citar que a legislação de cada varia conforme suas necessidades, portanto se faz necessário pesquisar quais as normas onde você reside e atende-las.
Para fazer esse processo acontecer de forma mais pratica e menos burocrática nós da VIP engenharia somos especialistas em engenharia veicular e estamos a disposição para te ajudar. Entre em contato com a nossa equipe!
Saiba mais em: 11 98072-1158 - Igor| 11 99475-6337 - Fernando.
ou através do nosso e-mail: contato@grupovipengenharia.com.br
Pensou Engenharia, Pensou VIP!