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Será que ainda vale a pena abrir um Food Truck?


Você provavelmente já viu algum deles por aí: os food trucks, negócios de comida sobre rodas, conquistaram as ruas dos centros urbanos brasileiros.

Eles bombaram nos últimos anos , mas será que, hoje, ainda vale a pena abrir um negócio desses do zero?

Quando o food truck entrou no mercado brasileiro, há alguns anos, a ideia era oferecer uma aproximação com os pratos de grandes chefs, mas por um preço reduzido.

A proposta gourmet teve seu momento e foi essencial para atrair o público para esse tipo de modelo. O empreendedor deve entender que o consumidor já entendeu a proposta: seu desafio agora é enfrentar a concorrência.

Os primeiros que investiram surfaram em um mar azul, ganhando rentabilidade e notoriedade. O que podemos notar neste ano, é que os que começaram agora demonstram que os lucros não são mais os mesmos, por conta da concorrência e da crise econômica. O setor está mais complicado do que antes.

Diferente das paletas e dos sorvetes de iogurte, por exemplo, o setor de food trucks é muito diverso. Ele vai de salgado a doce, de saudável a junk food. Os negócios sobre rodas têm essa capacidade de variar e se reinventar a todo instante, e isso garante sua permanência.

O primeiro passo para ter sucesso com esse formato é ter paixão por ele. Não faça apenas porque é algo legal. Faça porque é um bom modelo de negócio e lembre-se de que qualquer empreendimento envolve risco.

Decidiu que esse é realmente seu sonho de negócio? Agora, é hora de fazer um bom planejamento. Tenha capital de giro, olhe para o mercado, vendo quanto se costuma cobrar por um produto similar ao seu e quanto o cliente está disposto a gastar, busque um design bacana para seu food truck; e faça um bom plano de marketing: onde, como e para quem você vai vender?

Tem que estudar, ficar mais atento à legislação específica dos food trucks, pensar na segurança alimentar, verificar sua produtividade e, finalmente, ver bem como e onde seu negócio vai atuar.

Com todo esse cuidado, a validação do seu negócio já fica mais próxima e é essa aceitação do mercado que vai garantir seu sustento.

Com a validação, você é chamado para eventos e shows. A receita obtida nessas ocasiões segura bem as despesas fixas do seu food truck. Essas aparições ampliam sua possibilidade de faturamento e podem inseri-lo em lugares que você nem esperava alcançar, como os estacionamentos de lojas e de shopping.

Por fim, um último conselho: não deixe a qualidade do seu negócio cair. O mercado irá selecionar os bons em relação a gestão, o que sabe fazer a compra, que sabe precificar, que tem qualidade no produto e que entrega valor.

O Grupo VIP Engenharia possui uma equipe especializada em Projetos e Legalização de Food Trucks junto aos órgãos responsáveis Inmetro e Denatran.

'' Pensou Engenharia, Pensou VIP''

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contato@grupovipengenharia.com.br

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