Homologação de Caminhão: Confira Quais São as Etapas Deste Processo

O caminhão é um automóvel motorizado concebido especialmente para o transporte de cargas. Tendo em vista que se trata de um veículo de grande porte e que, diariamente, percorre de centenas a milhares de quilômetros, os olhares de seu fabricante devem estar atentos à sua segurança.
Neste sentido, a homologação de caminhão representa uma vistoria encarregada de identificar se sua projeção esteve alinhada aos padrões de segurança dos órgãos reguladores, determinando se o veículo dispõe de requisitos necessários para trafegar. Atentando-se às diretrizes impostas pelo Inmetro, Ibama e Denatran, a montadora certamente produzirá um caminhão pronto para ser comercializado, de forma que o consumidor final possa desfrutar de um veículo seguro.
Não se esqueça de emitir o CCT e o LCVM
Finalizando a homologação: Lembre-se do Certificado de Adequação a Legislação de Trânsito
O CAT Veicular, como é conhecido esse documento, tem por finalidade a verificação de itens de identificação e de segurança passiva e ativa que constituem o veículo. Essa etapa tende a ser concretizada após 7 meses do início do processo de homologação automotiva, e assegura ao empreendedor o direito de comercializar o veículo de forma legítima.
